quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Os anos, de Annie Ernaux

Acabámos de saber, aqui, no Clube, que Annie Ernaux é Prémio Nobel da Literatura 2022.

Na nossa BE temos um livro da escritora, Os anos, que o Clube de Leitura já leu. Trata-se de um excelente livro para leitores mais crescidos, que gostem de ver a história pessoal relacionada com os acontecimentos de relevância mundial.

É isso que faz Annie Ernaux neste livro autobiográfico, que atravessa 60 anos - começa a narrativa na infância da personagem, ilustrando-a com referências da publicidade, da música, do vestuário, da política desse período da vida e assim vai avançando, etapa a etapa, na história da personagem.

Sim, ela distancia-se da personagem, refere-se a si própria na terceira pessoa, “a mulher na fotografia” e até evita as questões mais íntimas ou pessoais.

Talvez o leitor gostasse de uma relação de maior proximidade com a narradora, mas não encontra isso aqui. Encontra muitas referências à política francesa e ao contexto sociocultural, por um período que vai de 1941 a 2006. É, no fundo, uma história coletiva.

 É o livro 13426, na nossa BE.

 Não te esqueças de pedir ajuda ao Clube de Leitura para alguma orientação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...