sexta-feira, 30 de setembro de 2022

A Cabra Zlateh e Outras Histórias, de Isaac Bashevis Singer

São 7 histórias tradicionais judaicas, publicadas em 1966, editadas em 2019, pelas edições Kalandraka. O autor foi Prémio Nobel da Literatura em 1978.

Um livro ilustrado por Maurice Sendak, com desenhos a carvão muito realistas, que recriam o ambiente rural e popular dos contos.

São histórias muito simples, a evocarem a tradição oral e popular da história que se ouve antes de deitar, algumas com uma moralidade, para que as crianças vejam na personagem o modelo a seguir. Algumas são histórias do género do Manel Pateta, por exemplo, “Os pés baralhados e o noivo palerma”, ou da tentação do Mal, como, por exemplo, “O ardil do diabo”, a que é necessário escapar com sagacidade e integridade. E ainda o amor aos animais e o respeito pela sua relação com os homens, como no conto que dá título à obra, “A Cabra Zlateh”. Estas histórias da cultura judaica casam muito bem com as do nosso romanceiro tradicional e os contos populares portugueses.

Fazes daqui um bom projeto de leitura! Pede ajuda ao Clube de Leitura.

O livro está na BE, com o número 13346.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...