quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Lá Longe, a Paz - A Guerra em Histórias e Poemas - Antologia

Olá, caros fãs de bons livros,

Acabei de ler o livro “Lá Longe, a Paz - A Guerra em Histórias e Poemas”, uma compilação de textos de Manuela Fonseca, Carol FoxAnnemie Leysen e Irène Koenders, com ilustração de Gerda Dendooven, publicado pelas Edições Afrontamento.

O livro é composto por pequenos textos dos mais variados géneros - poemas, novelas, contos, ensaios, excertos de peças de teatro e bandas desenhadas. As personagens são, na maior parte dos casos, jovens. Jovens que foram vítimas da guerra, que tentam, cada um à sua maneira e dependendo das circunstâncias, sobreviver ao sofrimento e manter vivo aquilo que nos torna a todos humanos: a capacidade de vivermos em sociedade, o amor ao próximo, mas também a nossa individualidade, os nossos anseios, medos e objetivos.

Há uma jovem que se sacrifica para que uma idosa possa comemorar o seu aniversário (provavelmente o último), jovens que veem morrer os seus familiares e amigos, jovens que descobrem a amizade e o companheirismo em quem menos esperavam e outras situações…

São histórias de um mundo em conflito: do nazismo ao salazarismo, da Irlanda à Jugoslávia, do Ruanda a Angola, de Timor à Palestina.

Num mundo em conflito, uma obra agradável e com a qual se aprende muito.

Podem requisitá-lo na BE da escola Cristina Torres.

Tem o número 13358 e a cota é 82-94 FON.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...