quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Misericórdia, de Lídia Jorge

Romance que se encontra na BE da Escola Cristina Torres com o número de registo 14043, com a data de entrada 04-01-2023.

Trata-se de uma obra que o Clube de Leitura recomenda vivamente a leitores exigentes e apreciadores de personagens com densidade psicológica, histórias que cantam a beleza da vida, mesmo quando o cenário é a solidão e o desencanto de um lar de idosos.

A história de Maria Alberta Nunes Amado (mãe de Lídia Jorge) é-nos contada por uma personagem que optou por, no final da sua vida, deixar a sua casa e o seu jardim, para se refugiar numa instituição geriátrica da Misericórdia, com 70 utentes, dirigida por Ana de Noronha. Impossibilitada de escrever, porque tem os seus pulsos doentes, D. Alberti regista, num Olympus Note Corder DP-20, os seus pensamentos, as suas aventuras e desventuras, a sua relação com as cuidadoras e com os outros utentes da instituição. A chegada do covid-19 foi o fim desta peregrinação.

Um livro perturbador e tão familiar para muitos de nós, que conhecemos a realidade de quem vive ou trabalha nestas instituições.

Lançado em outubro de 2022, pela editora D. Quixote.

O teu Clube de Leitura estará à tua disposição para ajudar a viagem por esta Misericórdia.

Mais uma ajuda: esta entrevista da autora https://www.youtube.com/watch?v=3e6yzoSR5xk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...