segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Italo Calvino - 100 anos

O Clube de Leitura não podia deixar acabar o mês de outubro sem prestar uma homenagem, ainda que muito singela, a Italo Calvino. Este magnífico escritor teria feito, no dia 15 de outubro, 100 anos, sendo, portanto, este o ano do seu centenário.

Da sua vasta obra, escolhemos propor um livrinho que qualquer jovem adolescente apreciará: O Barão Trepador

Publicado em 1957, conta-nos a história de um rapazito de 12 anos, que, revoltado com a autoridade do pai - que insistia para que ele comesse os caracóis do almoço – resolveu desobedecer e refugiar-se nos ramos de uma árvore, de onde nunca mais saíu. "Aquele que pretende observar bem a terra deve manter a necessária distância", dizia Cosme Chuvasco de Rondó, para melhor explicar a sua nova forma de vida. Quem nos conta esta história, passada numa família aristocrática do século XVIII, é o irmão mais novo (8 anos). Com muito humor e muita fantasia, é um livro adorável.

Vamos lá celebrar Italo Calvino! Vamos lá ler o Calvino!

Nasceu em Cuba de pais italianos. Regressou ainda pequeno a Itália, já dominada pelo fascismo. Na sua juventude juntou-se aos partigiani para lutar contra Mussolini e Hitler até à libertação. Foi militante do Partido Comunista Italiano desde o fim da Guerra até à invasão soviética da Hungria, em 1956. Morreu em 1986.

 A fotografia foi tirada por Gianni Giansanti/Getty Images.

Consulta o teu Clube de Leitura, na BE!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...