quarta-feira, 8 de março de 2023

Ler mulher

«A mãe de Mary Read tinha um problema, que era gostar imenso de rapazes. Muito pequenina já ela fugia de casa a tropeçar nos tamancos e corria para os cais do porto de Londres. Ia olhar para os meninos, sempre atarefados, como homenzinhos, a fazerem coisas de gente grande.»

Assim começa o livro de Luísa Costa Gomes, A Pirata, que os alunos do 7.ºC estiveram a ler, durante uma hora, numa sessão de leitura em voz alta, na BE, dinamizada pelo Clube de leitura. 

A BE ofereceu aos alunos um marcador alusivo à obra e à data. 

A sessão tinha como objetivos a promoção da leitura e a celebração do Dia da Mulher. Mary Read, a protagonista da história, é uma das poucas mulheres piratas de que se tem conhecimento. Hoje, diríamos que foi uma mulher empoderada, que conseguiu praticar uma atividade em que só os homens tinham lugar e a que só os homens tinham direito.

Boa, Mary Read! Mal tu sabes que hoje, 8 de março de 2023, ainda faltam 300 anos para todas as mulheres estarem em pé de igualdade com os homens, no acesso ao trabalho, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...