segunda-feira, 7 de março de 2022

Flush: Biografia de um cão, de Virginia Woolf

Com ilustrações de Iratxe López de Munáin, esta é uma edição de 2021, da Porto Editora. 

E acabou mesmo de chegar à nossa BE!

Trata-se de uma belíssima edição, de capas duras, com várias ilustrações de página inteira e outras de canto de página que dão ao livro um encanto infantil. Mas a história ultrapassa o público infantojuvenil.

A ideia de fazer uma biografia de um cão é tentadora para qualquer aspirante a biógrafo, não?

A obra começa com a apresentação da nobre linhagem de Flush: “É universalmente admitido que a família de que o protagonista destas memórias declara descender é uma das mais antigas.” E por aí vamos nós conhecendo o cocker spaniel, ao longo de seis capítulos. E para atestar a veracidade dos factos, temos, no final, a bibliografia, que consiste, sobretudo, nas cartas de Miss e de Mister Browning e Miss Mitford, os donos do cãozinho. Miss Mitford vendeu Flush a Miss Elizabeth Barrett, uma grande poetisa inglesa, que, mesmo depois de casada, nunca se separou de Flush. Bem, estiveram separados quase uma semana, quando ele foi roubado e exigiram um resgate para o manter vivo. Miss Elizabeth Browning nem hesitou – pagou tudo para poder reaver o seu melhor amigo. Ela até o via como seu igual, de tão parecidos que ambos se achavam. Sim, nós temos acesso ao pensamento e às emoções de Flush.

Uma história inspiradora para quem gosta de observar os animais e aprende com eles o sentido da lealdade e do amor puro.

Não esqueças que o Clube de Leitura te pode orientar nos trabalhos que queiras fazer sobre esta biografia.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...