terça-feira, 28 de setembro de 2021

O Desassossego da Noite, de Marieke Lucas Rijneveld

Este livro foi editado em Portugal pela D. Quixote, em maio de 2021. É o primeiro romance da autora, uma jovem de 30 anos, dos Países Baixos, que cresceu numa família de agricultores pertencentes à Igreja Reformada.

Quando leres o livro vais perceber a importância desta referência à religião da família e vais perceber também que a ligação à terra e aos animais na infância de Marieke foram determinantes para a escrita desta história.

A história é muito intensa, perturbadora até, com um desfecho que nos dá vontade de o reescrever. Tudo começa com a morte do irmão mais velho de Cas, a menina de 12 anos que é narradora e personagem. E essa morte tão dolorosa foi desejada por Cas. Imagina o sentimento de culpa que ela vai desenvolver… o sofrimento ao ver como os pais se desintegram de dor pelo luto. Ao mesmo tempo que nos fala desse luto, Cas vai crescendo na sua adolescência, com as angústias, a curiosidade, os medos.

Se gostas de ficar submerso na leitura, tens de ler este livro.

Podes, depois, ver esta referência:

https://blimunda.josesaramago.org/deus-nunca-morou-aqui/

E podes vir conversar com o Clube de Leitura sobre este ou outros livros.

O número de registo d’ O Desassossego da Noite é 13 421.

Está na BE, à tua espera! 

Livro apresentado ao 12º ano, nas Leituras porta a porta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...