quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Uma Viagem à Índia, de Gonçalo M. Tavares

Leituras porta a porta

Livro da BE Cristina Torres, com o número 10664, de 26/04/2012, portanto, adquirido um ano depois de receber o Grande Prémio de Romance APE. O livro tem um Prefácio de Eduardo Lourenço, que considera Gonçalo Tavares um dos maiores escritores do séc. XXI.

Este romance (pouco convencional) está estruturado em dez Cantos – tal como…?

Exato, como Os Lusíadas, de Luís de Camões. E será por acaso? Repara bem no título. Também está escrito em estrofes, embora sem rima e em verso livre, praticamente prosa. A personagem principal é Bloom, imitação da personagem principal de um grande livro do séc. XX, Ulisses, de James Joyce. Assim Gonçalo Tavares cria intertextualidades com obras que considera marcos da literatura mundial.

Cada Canto vai apresentando semelhanças com o correspondente d’ Os Lusíadas, por exemplo, no Canto IV, o das despedidas dos marinheiros que partem de Belém, é sobre a separação da personagem de sua mãe.

Mas para onde parte Bloom? Para a Índia. Porquê? Porque quer fugir de si mesmo, do seu passado, do seu crime e quer reaprender a ser feliz.

Todos queremos partir para essa Índia, essa promessa de felicidade.

Lê. Vais gostar muito. O livro já foi apresentado pelo Clube de Leitura, nas "Leituras porta a porta", às turmas dos 11ºA, B, C, D e E, nos 12ºA, B e C nos dias 7, 14 e 16 de outubro.

“Antes da partida preparei-me, porém, para morrer,

Pois quanto mais afastado da terra estou

Mais me lembro que lhe pertenço.”

(est. 87, Canto IV)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Greta Thunberg – Uma história incrível, de Valentina Gianella

Livro com o número de registo na BE Cristina Torres 14537, entrado a 25 de janeiro de 2024. O livro é de 2019, foi editado em Portugal pel...