A atividade agradou tanto que os jovens leitores se disponibilizaram para, no 3.º período, repetir com outro texto, obviamente.
Foi uma experiência muito interessante em que todos leram com prazer.


No Dia Mundial da Poesia, da Árvore e da celebração da Primavera, o Clube de Leitura deixa os votos de uma Páscoa Feliz e a recomendação de Boas Leituras.
Por exemplo, este livro em prosa:
Saiu em 2015, está publicado na editora Alfaguara, sendo a última republicação (a 5.ª) de 2022. Chegou à nossa BE em janeiro de 2024. Tem o registo número 14506.
O Clube de Leitura recomenda este livro a quem goste de uma escrita que nos chame a atenção para o nosso quotidiano e as pequenas coisas que nos acontecem sem que lhes demos a devida importância. A narradora é extremamente perspicaz, uma mulher que consegue ser íntima do leitor, mas também consegue não lhe contar nada que considere irrelevante para aquela história em particular. Sim, o livro é construído em torno de pequenos contos, mas reencontramos personagens e histórias entre eles.
São 527 páginas muito agradáveis, que nos cativam como uma conversa entre duas amigas. E depois são as imensas sensações e descrições sensitivas que somos chamados a experimentar – o sol, o vento nas árvores, a chuva nas vidraças...
Estão a decorrer as maratonas de leitura com as turmas do 9.ºAno da escola Cristina Torres.
Desta vez o desafio é a leitura da versão em prosa de Os Lusíadas (de Amélia Pinto Pais).
Assim se prepara o tema para as aulas de Português, para o exame e se assinalam os 500 anos do nascimento de Camões.
Sabias que os primeiros marcadores de livros surgiram na Idade Média?
Eram feitos com as sobras de pergaminho e pele usada nas encadernações.
Atualmente os livros incluem marcadores que são da maior utilidade para o leitor acompanhar o ritmo da sua leitura, suspendendo-a. Mas, para muitos leitores e outros colecionadores, deixaram de ser um objeto usado apenas para marcar os livros.
Assim se inicia a celebração do Dia da Poesia, já a 21 de março.
Marcador em forma de disco feito em papel vegetal, do ano 1500.
Indicava a coluna na página.
https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-mulher
O Clube de Leitura lembra a importância de celebrarmos este dia, pelo mundo inteiro!
"Era uma vez uma mulher que tão depressa era feia como era bonita.
Quando era bonita, as pessoas diziam-lhe:
- Eu amo-te.
E iam com ela para a cama e para a mesa.
Quando era feia, as mesmas pessoas diziam-lhe:
- Não gosto de ti."
Adília Lopes
Livro que chegou à nossa BE em janeiro de 2024, tem o número 14533.
A sua
publicação nos EUA é de 2018.
O Clube de Leitura está muito entusiasmado com este livro, pois é uma forma de se recuperar um clássico que, infelizmente, já não é requisitado, o Robinson Crusoé, escrito por Daniel Defoe, no século XVIII.
Nessa história, Robinson sobrevive a um naufrágio e aprende a viver numa ilha deserta, adaptando-se ao que ela tem para lhe oferecer, com a ajuda de Sexta-feira, um nativo que o vai cativar.
Aqui, Roz, uma robot da série ROZZUM 7134, terá também de sobreviver numa ilha deserta, aprendendo a linguagem dos animais e as suas estratégias para viver em condições por vezes extremas. Mas também ela terá muitas coisas para lhes ensinar. E a vida será maravilhosa nesse ambiente de entreajuda e cumplicidade. Até a maternidade de Roz será uma aventura muito gratificante. Mas, um dia, aparecem uns robots caçadores e...
Bom, o
resto é para tu descobrires...
Vais
adorar!
Conta com a ajuda do Clube de Leitura, claro.
Editado pela Alma dos Livros, em 2019, tem o seguinte número de registo na nossa BE:14719. São dezenas de histórias, algumas só com meia ...