terça-feira, 14 de junho de 2022

O Lugar das Árvores Tristes, de Lénia Rufino

Uma excelente sugestão de leitura para férias: um romance pequeno, que lês avidamente, da primeira à última página – a 223.

Trata-se de uma história que abarca duas gerações de mulheres, indo ainda um pouco até à figura da avó, a mãe de Lurdes. Irene e Lurdes, mãe e filha, são vítimas dos escrúpulos de um lugarejo no Alentejo, nos anos 70.

Lurdes, vítima de uma violação, cujo autor ela nunca chega a identificar, fica grávida aos 14 anos. O bebé é-lhe retirado logo depois de nascer e ela é levada para longe da família, por causa das más línguas e da vergonha. Assim, privada da infância e da maternidade, Lurdes tem de reaprender a sentir. Joaquim apaixona-se por ela, acabam por casar e a vida vai continuar.

A ensombrar a existência de Lurdes desde o início do romance está a figura de monsenhor Alípio. Uma personagem tenebrosa, com imenso poder sobre o destino da jovem e de toda a gente da aldeia, mergulhada na tortura do celibato e da falsa religiosidade.

A construir a cadeia de acontecimentos está Isabel, filha de Lurdes, que, com a sua sensibilidade exacerbada pela tristeza da mãe e pela sua reserva sobre tudo o que era passado, descobre os diários da mãe que vão esclarecer tudo.

Requisita o livro na nossa BE, procura o número 13 383.

Consulta o teu Clube de leitura!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...