domingo, 30 de janeiro de 2022

O Alienista e outros contos, de Machado de Assis

Como se diz na contracapa, “o autor passeia pelos cantos do Rio de Janeiro, criando personagens que compõem uma gama variada de histórias em temas, cenários e estilos”. 
Para aguçar o apetite deixo aqui a abertura de um dos meus contos preferidos de nome “UM APÓLOGO":

“Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
- Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
- Deixe-me, senhora.
- Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
- Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
- Mas você é orgulhosa.
- Decerto que sou
- Mas por quê?
- É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
- Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
- Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...”
…..

Para saber o resto, nada melhor do que ler.

Boas leituras!

O Alienista e outros contos, de Machado de Assis – Ed. Relógio d' água

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...