segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Memórias de um urso-polar, de Yoko Tawada

Um livro já com dois anos, mas que será uma boa forma de dar início às leituras de 2022.
São 275 páginas organizadas em apenas três capítulos longos: “A teoria evolucionista da avó”, “O beijo da morte” e “Memórias do Polo Norte”. 
O livro interessou-me porque começa como uma autobiografia de uma ursa. A ideia de um animal escrever a sua história é fascinante, implica sermos capazes de nos pormos no lugar dele, resistindo aos estereótipos da antropomorfização do animal. Por vezes, Yoko Tawada, uma berlinense que escreve em japonês e em alemão, faz esse esforço, mas é frequente dotar os seus ursos-personagens-narradores de sentimentos e experiências humanas. O resultado é uma excelente fusão de géneros e de registos, porque saímos muitas vezes da autobiografia.

A história conta-nos como “três gerações de ursos-polares, a avó, a filha Tosca e o neto Knut, que vivem no seio da sociedade humana, são estrelas no circo e no mundo literário.” (Texto da contracapa)

Vê aqui um vídeo sobre o livro (10 minutos):

https://www.youtube.com/watch?v=rWIaQgq0eHI

A não perder, na tua BE: nº 13009.

Nota: Se quiseres conversar sobre este livro para, por exemplo, fazeres o teu Projeto de Leitura, consulta o Clube de Leitura da escola (pergunta na BE).

Memórias de um urso-polar, de Yoko Tawada, Sextante Editora, 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...