quinta-feira, 22 de abril de 2021

23 de abril - Dia Mundial do Livro

No Clube de Leitura do AEFN, já nos habituámos aos momentos de partilha de leitura e encontros com os escritores.

No dia 23 de abril, celebrámos o Dia Mundial do Livro com o escritor Mia Couto, das 14:30 às 16:00 horas. Estiveram presentes cerca de 40 escolas do norte ao sul de Portugal. Nesta sessão, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o escritor Mia Couto, de saber como é que ele se sente ao escrever os seus contos, de saber em que é que ele se inspira ao criar as suas personagens, de saber a sua biografia, de saber o estado da vida em Moçambique, de saber mais sobre as suas obras. Ficámos a saber que Mia Couto se define como “um africano branco”, que neste momento vive em Moçambique, “viajando” entre a sua profissão de biólogo e o gosto de ser escritor. Ficámos a saber o que Mia Couto pensa do racismo: “a literatura combate o racismo, transformando as pessoas em pessoas”. Ficámos a saber que o escritor sente que os seus poemas, quando são influenciados por outras canções, parecem não ser dele. Ficámos a saber, no decurso da sessão, qual é a parte mais fácil e a parte mais difícil da sua vida de escritor: a parte mais fácil é criar uma história, a parte mais difícil é “podar” a escrita, retirar-lhe tudo o que está a mais. Interpelado por uma das participantes a deixar um conselho aos jovens, Mia Couto disse-nos que o mais importante é aprender a escutar os outros e também aprender a fazer as perguntas certas.

Este foi um encontro organizado pelo PNL, promovido pela nossa Biblioteca Escolar, que assim investe na formação dos novos leitores.

A partir de um texto da Beatriz Morgado, 10ºE



Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Ler O Tesouro do senhor Pina

Na passada quinta-feira, 18 de abril, os alunos do 6.º B, da professora Sílvia Jorge procederam à leitura expressiva do conto O Tesouro, de ...