segunda-feira, 13 de abril de 2020

A Revolta dos Livros, de Sofia Cochat-Osório

A Revolta dos Livros, de Sofia Cochat-Osório, Editora Minotauro


Páginas: 64 (muitas das quais com ilustrações)

Belíssima obra com uma linguagem muito acessível e que nos conta a história da casa dos livros.
Num lugar distante existia uma casa-árvore onde as pessoas e os livros viviam em harmonia.  Os livros forneciam às pessoas as informações, as explicações e os sonhos que eles procuravam e em troca as pessoas davam-lhes vida e uma sensação de plenitude alcançada.
A peripécia começou quando, certo dia, chegou um novo Guardador-de-livros, que achou que tudo estava muito desarrumado, e tentou mudar a ordem das coisas, aprisionando todos os livros. Ele era uma pessoa muita séria, com uma sombra maior do que ele.
Privados do contacto com as pessoas, os livros revoltaram-se e a confusão instala-se. Veja-se o exemplo de um excerto das pp. 34 e 35:
“Talvez porque o Guardador-de-Livros achasse que eram menos perigosas, muitas das obras de literatura infantil permaneciam nas prateleiras e aí a balbúrdia foi enorme. Os três porquinhos dormiram cem anos depois de comerem migalhas de pão espalhadas pela floresta por uma bruxa. Os sete anões subiram, com esforço, um enorme pé de feijão e foram viver com o gigante malvado que, afinal, era só um pouco rabugento. A Capuchinho Vermelho dançava num lindo vestido de baile com o lobo mau, até que, à meia-noite, um dragão calçado com uns delicados sapatinhos de cristal saiu de uma lâmpada mágica disposto a conceder três desejos a quem lhe trouxesse a galinha dos ovos de ouro.”
Reconhecem as histórias originais? Então, aqui fica um desafio: reconstruir as histórias originais ou reescrevê-las tal como elas ficaram depois da revolta dos livros.
E não se esqueçam de que “LER É VOAR POR CAMINHOS INFINITOS”
Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...