quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

DIZER POESIA

O professor Rui Féteira dinamizou duas oficinas sobre Dizer Poesia com alunos de Línguas e Humanidades do ES da Escola Cristina Torres.

Os alunos tiveram oportunidade de, num primeiro momento, refletir sobre a arte do diseur, a postura, a necessidade ou não de memorizar o poema, a importância da voz e do corpo, a importância de se deixar “encantar” pelo poema e de fazer leituras sucessivas visando o aperfeiçoamento.

Na segunda parte da oficina, decorreram atividades práticas em que os alunos, aos pares ou em pequenos grupos, procuraram formas de dizer o poema, tendo em atenção o ritmo, as pausas, a postura, o movimento e a expressividade.

No final, todos os intervenientes se mostraram muito animados com a atividade, pois foi feita uma exploração diferente e motivadora a um conteúdo nem sempre fácil de abordar.

Estas duas sessões, a 12 e a 18 de fevereiro de 2020, decorreram na Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Cristina Torres. A atividade foi dinamizada pelo Clube de Leitura, que muito agradece a disponibilidade ao professor Rui Féteira, professor de Filosofia e também elemento do Clube de Teatro da escola. Rui Féteira é um poeta conhecido e reconhecido, com vários livros de poemas e um livro de contos publicados sob o pseudónimo de Rui Miguel Fragas.

 

 

domingo, 2 de fevereiro de 2020

5' a LER

Em parceria com a Biblioteca Escolar, o Clube de Leitura dinamizou, ao longo do primeiro e do segundo período, a atividade 5' a Ler.
Todos os dias, na primeira aula da manhã, as turmas ouvem o professor ler um excerto de uma obra. Não demora mais de 5 minutos, mas serve para arrancar o dia com uma chamada de atenção para os livros, para as palavras e para a força que elas encerram.
A seleção dos excertos é uma cuidada escolha das três professoras de Português que dinamizam o Clube, com o objetivo de ir ao encontro do gosto de todos os alunos.

FEVEREIRO

15ª SEMANA
5’ a ler é uma iniciativa da BE com a colaboração do Clube de Leitura. São uns minutos a ler, na primeira aula da manhã, todos os dias.

TEXTO 65 / 3 fevereiro 2020 (segunda-feira)
Ou isto ou aquilo






5




Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

10







15
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles, Ou isto ou Aquilo

Amar os livros


Miguel de Carvalho é livreiro antiquário na Figueira da Foz.
A convite do Clube de Leitura, apresentou uma sessão na Escola Cristina Torres sobre as suas atividades como livreiro antiquário, escritor, poeta, colagista. O comércio do livro funciona a par com a criação: Eu não sou escritor, mas a linguagem fascina-me. Do artista, veja-se A cidade dos paleólogos e as viagens nocturnas do capitão Dodero (romance collage de 2017), Neste estabelecimento não há lugares sentados (2016), No princípio não era o verbo (2015), ou ainda a capa do livro de Mário Cláudio, Astronomia (2015), obras de que, generosamente, falou ao público de Línguas e Humanidades dos 10º, 11º e 12º anos, na tarde de 17 de dezembro.


Leituras de aniversário

O Clube de Leitura da Escola Cristina Torres associou-se às comemorações do 33º aniversário da escola, no dia 25 de novembro.

Uma “Leitura com bolos” animou o espaço da biblioteca escolar, ao fim da tarde, das 18 às 19 horas, com lendas, poemas do folclore alhadense, livros infantojuvenis e uma evocação da patrona, Cristina Torres, uma mulher figueirense que tanto se bateu pela educação.

Os participantes foram alunos do 7º, do 10º e do 11º ano e ainda o grupo dos cantadores e tocadores do Rancho Folclórico Ateneu Alhadense. Chá e bolos encerraram a tertúlia, que contou com a presença de pais, encarregados de educação, professores e do Diretor do AEFN.

Novidade

Camões em Maiorca

Mais uma atividade do Clube de Leitura, para assinalar os 500 anos do nascimento de Luís de Camões: a visita à EB1 de Maiorca, com a equipa ...