quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

O caderno vermelho da rapariga karateca

Bernardo P. Carvalho, o ilustrador, fez o Curso de Desenho na Sociedade de Belas Artes e fundou o Planeta Tangerina onde edita muitos dos seus livros. Ganhou vários prémios, nomeadamente a menção honrosa no “Best Book Design From All Over the World”, o “Melhor Livro Editado” e o Prémio Nacional de Ilustração 2010, entre outros.

Ana Pessoa, a autora, começou a escrever histórias aos 10 anos. Publicou o seu primeiro conto aos 13 na Revista do Clube Juvenil Verbo. Trabalhou como professora na Alemanha e tradutora no Luxemburgo e em Bruxelas, onde vive. Tem vários textos premiados em Portugal. O caderno vermelho da rapariga karateca é o seu primeiro livro e venceu o Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/Gulbenkian 2011, na modalidade juvenil.

Neste livro, N (segunda letra do seu nome), a protagonista, é uma adolescente de quase 15 anos que não gosta de ser tratada como uma menina. O seu maior sonho é ser cinturão negro e ganhar todos os campeonatos de karaté. Está apaixonada pelo Raul, o seu colega de luta, de “ombros sólidos como uma casa de pedra” e “cabelo repleto de nêsperas”. Comprou um caderno vermelho liso, 13 x 21 cm, com 240 páginas, que tem vontade própria. Ou será a imaginação fértil de N a funcionar?

Não percas esta leitura, na nossa BE!

Conta com o Clube de Leitura.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

O Principezinho

As rodas de leitura do 2.º período já começaram, agora para o 8.º ano.

O 8.ºB trocou a aula de FQ por uma sessão de leitura em voz alta, na BE, com a obra de Antoine Saint-Exupéry, O Principezinho, publicada em 1943.

Esperemos que agora deem continuação à leitura em silêncio.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Camões na CT pelo Professor José Cardoso Bernardes

Camões – cinco séculos de vida

No dia 7 de janeiro de 2026, a Escola Cristina Torres recebeu o Professor José Bernardes, Comissário-Geral das Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões, para uma palestra dirigida aos alunos do Curso de Línguas e Humanidades do 10.º, 11.º e 12.º ano.

O encontro, preparado há largos meses pelo Clube de Leitura, reuniu alunos e professores numa sessão dedicada à atualidade da obra camoniana. A data, coincidente com a da morte de Inês de Castro, reforçou o simbolismo do momento.


Ao longo da palestra, foi lançada uma questão central: por que continuamos a celebrar Camões e a estudá-lo no currículo escolar? A resposta destacou a importância do poeta como figura agregadora da língua e da cultura portuguesas, capaz de unir todos os falantes de português.

O aluno Santiago Pessoa expressou o sentimento comum: “Toda a nossa gratidão e reconhecimento ao Professor por ter disponibilizado o seu tempo e honrado a Escola Cristina Torres com a sua presença.”


Obrigado, Professor.

 

domingo, 4 de janeiro de 2026

Assim nasceu Portugal, de Domingos Amaral - volume 1

Domingos Amaral é um autor que nos surpreende primeiro pelo seu amor à História e depois pela sua dedicação à escrita. Formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa onde é atualmente professor da disciplina de Economia do Desporto, é também comentador na SportTV, foi jornalista, colaborou como cronista em diversos jornais e revistas e tem já uma vasta obra literária publicada, com títulos como, entre outros, O retrato da mãe de Hitler, Enquanto Salazar dormia, Napoleão vem aí, obras com uma evidente vertente histórica.

O 1º volume de Assim Nasceu Portugal tem como subtítulo Por amor a uma mulher, o que estimula logo a curiosidade do leitor: que mulher é esta? qual foi o seu papel na fundação da nacionalidade portuguesa?

Este livro oferece-nos uma forma diferente de ver a história de Portugal, aliando a vertente ficcional do romance à narração de factos históricos reais.

Além disso, pode ser requisitado na nossa BE. Tem o número 14853 e a cota 82-3, por AMA.

Boas Leituras!

Novidade

O Corsário dos Sete Mares, de Deana Barroqueiro

Este livro tem o número de registo na nossa BE: 15012. É um romance da editora Casa das Letras. São 670 páginas de histórias verdadeiramen...