terça-feira, 25 de novembro de 2025

Um discurso de Cristina Torres

A propósito da comemoração do 39.º aniversário da Escola Cristina Torres, o Clube de Leitura associou-se ao Centro Documental Cristina Torres e preparou a leitura de um discurso da patrona, para juntar às atividades da cerimónia de celebração.

A aluna Ariana Loureiro, do 12.ºE, vestiu-se a rigor e interpretou magistralmente as palavras proferidas por Cristina Torres, no Coliseu Figueirense, a 24 de agosto de 1974. 

Depois de várias sessões de treino da voz, da postura, da dicção e da entoação foi possível ver e ouvir uma leitura perfeita do texto:











«Tenho muita pena de morrer qualquer dia. Palavra de honra que tenho! Eu desejaria viver mais uns anos para ver uma coisa que para mim está a ser um milagre: o levantamento das mulheres portuguesas. [...]»

Porque a leitura também se faz assim, em público, para o público.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Histórias Naturais, de Primo Levi

Uma edição D. Quixote.

Este autor escreveu um livro que não podes deixar de ler, Se isto é um Homem. Trata-se da descrição, na primeira pessoa, da experiência de vida no campo de concentração de Auschwitz. Primo Levi participou na resistência contra a ocupação nazi, até ser preso e deportado.

Mas o livro que hoje aqui te propomos é uma escrita diferente, um misto de ficção científica com sátira e humor. O livro reúne 15 contos, que se vão articulando entre si. Espera, nem todos são contos, há algumas teatralizações, e bem engraçadas ficariam no palco. Vê, por exemplo, “A Bela Adormecida no Frigorífico”.

A personagem que vai dando unidade ao livro é Simpson, um vendedor de aparelhos ultra mega sofisticados que fazem as coisas mais extraordinárias – medidores de beleza, versificadores...

“Explicou-me que lhe tinha parecido pouco correto propor qualquer tipo de contrato às abelhas, que estavam já muito atarefadas; ao invés, as negociações com as melgas encontravam-se já muito adiantadas. As moscas eram estúpidas, e não se conseguia obter grande coisa delas: somente não importunarem no outono e não frequentarem o estábulo e a estrumeira. Aceitaram em troca quatro miligramas de leite por dia para cada uma: Simpson achava que poderia encarregá-las de transmitir mensagens simples e urgentes, pelo menos até instalarem o telefone na vila.” (p. 209).

A não perder! Uma sugestão do teu Clube de Leitura!

Na BE da Escola Cristina Torres, com o número 14527.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Silêncio, de Susan Cain

“O poder dos introvertidos num mundo que não para de falar”

Este livro é editado pela editora Temas e Debates, da Círculo de Leitores. É um livro de 2012, mas na nossa BE temos a edição de 2022. O número de registo é 14887.

De que modo é que este livro te pode enriquecer?

Se fores uma pessoa tímida e introvertida vais adorar conhecer os resultados da investigação conduzida por esta escritora. Sabias que Lewis Carroll (o autor de Alice no País das Maravilhas), ou Albert Einstein (o criador da Teoria da Relatividade) eram pessoas muito tímidas?

Aqui vais descobrir que as pessoas com essas caraterísticas têm imensas qualidades para liderar, mas estão a ser desperdiçadas por uma cultura empresarial castradora da discrição e da inibição, porque o que se valoriza é o trabalho de equipa e o exibicionismo. Mas teremos de ser extrovertidos para ter sucesso?

Neste tempo tão ruidoso, há que repensar no valor do silêncio.

Não te parece?

«A palavra ‘introvertido’ não é sinónimo de eremita ou misantropo. Os introvertidos podem sê-lo, mas a maioria não é.» (p. 29).

Não percas a oportunidade de ler esta investigação de Susan Cain, baseada em dados da neurociência e da psicologia.

O Clube de Leitura está sempre disponível para te orientar no caminho dos livros.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

O que é que eu estou aqui a fazer?

Livro de conversas entre João Francisco Gomes e Ricardo Araújo Pereira.

Um livrinho maravilhoso, da editora Tinta-da-China, publicado em 2024. Está na nossa BE, com o número 14894.

Trata-se de um livro com cinco conversas entre Ricardo Araújo Pereira e o jornalista João Francisco Gomes, gravadas entre dezembro de 2023 e julho de 2024, na Tinta-da-China, sobre os pontos de contacto entre a religião e o humor, a teologia, a inevitabilidade da morte...

RAP é “um ateu fascinado pela questão de Deus: tem uma coleção de Bíblias e inúmeros livros sobre religião na biblioteca. Admite que humor e religião têm algo em comum: talvez sejam respostas paralelas às grandes inquietações da Humanidade.” (texto da contracapa)

Ler este livro é uma experiência muito divertida e profunda, em primeiro, porque o riso dá prazer, alegria, satisfação, depois, porque as referências literárias, filosóficas, históricas, religiosas que são trazidas para as conversas nos enriquecem, finalmente, porque morrer não tem piada nenhuma, e quanto mais falarmos disso mais amenizamos a dureza da realidade. 

O Clube de Leitura recomenda vivamente!

Novidade

O caderno vermelho da rapariga karateca

Bernardo P. Carvalho, o ilustrador, fez o Curso de Desenho na Sociedade de Belas Artes e fundou o Planeta Tangerina onde edita muitos dos se...