QUEM SOMOS

Bem-vindos ao blogue do Clube de Leitura AEFN!

Este blogue foi criado em 2019, com o objetivo de mostrar as atividades do então Clube de Leitura da Escola Cristina Torres (Clube de Leitura CT). Em 2020, o Clube passou a pertencer também à escola Pintor Mário Augusto e o seu nome foi alterado para Clube de Leitura AEFN.

O blogue é uma das janelas por onde podem espreitar para ver o que vamos fazendo.


REGIMENTO DO CLUBE DE LEITURA DO AEFN

O Clube de Leitura é uma iniciativa do grupo de Português destinada a promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias a partir de um texto/ livro em língua portuguesa.

Este projeto reúne várias vertentes que poderão funcionar como subprojetos.

A QUEM SE DESTINA?

Pressupõe-se como público-alvo deste clube os alunos do 3º CEB e Secundário do Agrupamento de Escolas Figueira Norte. Tendo em mente a articulação interciclos, pretende-se também estender a participação a alunos do 1º e 2º CEB. Acresce que a iniciativa é de participação livre e dirige-se a todos os interessados na leitura: adultos, crianças, pais e filhos, associações de pais e encarregados de educação, agentes das coletividades e instituições sociais/culturais locais, livreiros, autores, …

Todos os leitores poderão participar, ler, discutir. Os encontros serão preferencialmente presenciais, mas também online.

COMO FUNCIONA?

O Clube de Leitura irá dar continuidade às atividades iniciadas no ano letivo anterior. O desenvolvimento far-se-á a partir de textos de diferentes géneros, numa viagem por lendas, crónicas, contos, poesia, canções de folclore, notícias, narrativas orais e/ou outros. Poderá também abarcar textos de jornais e de revistas, textos humorísticos, científicos ou outros em suporte papel ou digital, com recurso a novos suportes de leitura (tablets, eReaders, smartphones…).

O Clube funciona como um espaço dedicado à partilha e socialização da leitura, onde todos os leitores podem questionar-se, pôr em comum as suas reflexões sobre o objeto de leitura e debater os seus gostos acerca dos textos lidos.

ATIVIDADES

-        Sessões de leitura partilhada;

-        Divulgação de livros em breves visitas às aulas;

-        Seleção e edição de textos para 5 minutos de leitura diária, na aula   inicial;

-        Intercâmbio com outros clubes de leitura;

-        Atividades dirigidas à comunidade que constam do Plano Anual de Atividades ajustando-se as mesmas à conjuntura criada pela pandemia;

-        Ofertas de entidades exteriores ao agrupamento;

-        Participação em concursos;

-        Convites a autores (escritores, ilustradores),  editores, bookbloggersbooktubers e bookstagrammers.

-        Escrita criativa como complemento à leitura (quando possível).

A divulgação das atividades será realizada pelo contacto direto com os alunos ou outros participantes e através dos jornais locais, das bibliotecas, da página do agrupamento (http://www.aefigueiranorte.pt/site/index.php/home) e do blogue do clube (https://clubedeleituract.blogspot.com/).

OBJETIVOS

  • Promover as literacias e estimular hábitos de leitura autónoma.
  • Desenvolver competências de compreensão leitora através da leitura de textos de diferentes géneros.
  • Desenvolver práticas regulares de leitura de modo a estimular o gosto pela literatura junto dos alunos dos ensinos básico e secundário.
  • Fomentar um maior sentido de pertença à escola e de envolvência na comunidade local.
  • Contribuir para a formação do jovem cidadão do séc. XXI.

PERIODICIDADE

É adequada à realidade de cada estabelecimento e de cada subprojeto.

DINAMIZADORES DO CLUBE

A equipa responsável é constituída pelos professores Dulce Ramos, Isilda Marques e Silvéria Ramos, a lecionar na Escola Cristina Torres, Irene Fontinha e Mário Rocha, a lecionar na Escola Pintor Mário Augusto, que articulam com as Professoras Bibliotecárias.

As turmas colaboradoras são as turmas de Literatura Portuguesa e outras do ensino básico.

CONTACTOS

O contacto preferencial é o correio eletrónico (clubedeleituract@gmail.com).

LOGÓTIPO DO CLUBE

Trata-se do ícone de um cérebro, que é estimulado e desenvolvido pela leitura, mas é também um balão de fala (na banda desenhada), para dar voz a quem quiser participar.

Setembro, 2020

Novidade

Roteiro de poemas proibidos

O Clube de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e os 50 anos do 25 de Abril com uma atividade de três horas - um roteiro pedestre pela c...